Elas me caem de surpresa, não sei de onde. Quando menos espero, pulam em forma de contos, pequenas crônicas ou controversas opiniões. Às vezes nem posso com elas, mas não querem nem saber: as palavras saltam das minhas mãos. Se não agradam, a culpa é toda delas.
domingo, 31 de maio de 2020
CURTINHAS DA QUARENTENA - Décima segunda
sexta-feira, 29 de maio de 2020
CURTINHAS DA QUARENTENA- Décima Primeira
segunda-feira, 25 de maio de 2020
CURTINHAS DA QUARENTENA - Décima
Infiltrações. Entupimentos. Peste de cupins. Colônias de mofo. Greves de eletrodomésticos. Na falta de encanadores, eletricistas, marceneiros, dedetizadores, o repertório infinito das dificuldades domésticas apresenta cenas das mais dramáticas.
Aquela estante despencando sem aviso prévio, deixando seus livros preferidos arreganhados pelo chão. Aquela família de ratinhos que você descobriu morar dentro do forno. Aquele varal que partiu, derrubando seus lençóis ainda molhados na lavanderia. O cachorrinho comendo o carregador do seu notebook.
Tão logo o sujeito se depare com a coisa quebrada ou a situação a ser resolvida, verá irromper o grande portal que o conduz à dimensão paralela dos pequenos desastres domésticos. Vai atravessá-lo e pronto! A manhã toda já terá se passado, o restante do dia estará perdido e nada mais restará a não ser torcer para que o dia seguinte seja melhor.
terça-feira, 19 de maio de 2020
CURTINHAS DA QUARENTENA - Aula on line
A criança pula da cama faltando 5 minutos para a aula começar, troca a camisa do pijama e corre pra frente do computador, depois de uma noite de pesadelos por causa do Jornal. Pelo menos a câmera poderá ficar desligada caso o cabelo amanheça irremediavelmente assanhado. Com sorte, a internet da professora estará boa, vamos aguardar todo mundo entrar na sala virtual. E cadê Fulaninho que ainda não chegou? Peraí que a professora vai ver se a mãe dele disse alguma coisa lá no grupo de whatsaap. Antes do início da aula, já se passaram 3 rixas na modalidade chat e 5 guerras de desligamento de microfones. Chegou Fulaninho, bom dia, fez a tarefa? Como assim a sua mãe não lembrava desse assunto, Fulaninho, a gente não passou a manhã todinha aprendendo isso ontem? Como é, Cicraninha? Seu pai trabalhou no computador a tarde toda e por isso você não pôde fazer a tarefa, entendi. No meio da aula on line, a criança se aborrece com a coleguinha e abandona a turma. Deixa a professora-computador falando sozinha e vai reclamar para a mãe que odeia todo mundo, que nunca mais vai voltar pra essa escola; a propósito, será que agora ela já pode ir pra casa da prima? Deixemos para a posteridade as avaliações sobre o tal do ensino remoto. Por hora, basta narrar.
domingo, 17 de maio de 2020
CURTINHAS DA QUARENTENA - Oitava
Tem os atletas da quarentena. Entre flexões e piruetas, elevam a faxina diária a um exercício de alto potencial aeróbico. Ao varrer a casa, vão alongando braços e pernas para em seguida entrar com os polichinelos. Limpam o banheiro entre séries de agachamento. Um, dois; escova o vaso; um, dois, esfrega a pia. Pega o desinfetante, joga a água sanitária, vamos lá, pessoal! Eles lavam os pratos na ponta dos pés, malhando, assim, as panturrilhas. Tenho uma prima que desce e sobre todos os dias os 6 lances da escada que separam a sua casa do chão, para depois arrodear correndo a garagem do edifício incontáveis vezes. Tudo isso fora a faxina, podem acreditar. Dia desses ela caiu de bunda no chão e ficou três dias sem sentar direito por causa de uma dessas peripécias. Os isolados atletas não conhecem limites. Meu primo capoeirista quase quebra o braço jogando o dia inteiro dentro do apartamento. Calculou mal a meia-lua de frente, bateu na mesinha de centro, desequilibrou e caiu por cima do braço esquerdo. Eu os admiro. Admito sentir uma pontadinha de inveja: suados, se libertam um pouco das suas dores.
(para Ravina e Lennon)
CURTINHAS DA QUARENTENA - Sétima
CURTINHAS DA QUARENTENA - Sexta
CURTINHAS DA QUARENTENA - Quinta
CURTINHAS DA QUARENTENA - Quarta
CURTINHAS DA QUARENTENA - Terceira
CURTINHAS DA QUARENTENA - Segunda
CURTINHAS DA QUARENTENA - Primeira
O nobre professor
Ana Lia Almeida Espero o elevador me perguntando o que acabou de acontecer. A porta abre, eu vacilo antes de entrar. P...
-
Ana Lia Almeida Espero o elevador me perguntando o que acabou de acontecer. A porta abre, eu vacilo antes de entrar. P...
-
Com muita alegria convido a todas e todos para o lançamento presencial do meu novo livro "Travessia", dia 10/09/22 às 17h no Bri...
-
Para você que se identificou, sofreu e se divertiu com as Curtinhas da Quarentena: elas viraram livro! Sim, e já estão em pré-venda. Os exe...